Na última sexta-feira, dia 01 de dezembro, aconteceu no Auditório Bento Mussurunga, dentro do Colégio Estadual do Paraná, a Mostra de Processos 2023 das turmas do DANCEP. O evento teve como objetivo apresentar ao público o resultado dos processos em dança trabalhados em aula ao longo do ano e proporcionar aos estudantes das diversas modalidades ofertadas pelo grupo uma atividade artística de encerramento.
O projeto Dancep Conversa trouxe para bater um papo com estudantes a professora doutora Cristiane Santos de Souza, conhecida no meio artístico, cultural e universitário como Titi. Ela é docente do curso de Bacharelado em Produção Cultural da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O que a trajetória de vida de uma pessoa tem a ver com os processos de gestão em um projeto de trabalho? O que envolve a produção técnica e executiva em arte e nas atividades cotidianas das instituições e seus setores? Essas foram questões que instigaram a conversa com as turmas de dança e de processos de gestão e produção cultural do Dancep, e também do primeiro ano do Técnico em Teatro integrando ao ensino médio.
Além das questões iniciais, a professora Titi falou sobre a parceria científico-pedagógica com o Colégio Estadual do Paraná, no desenvolvimento de pesquisa com a bolsista iniciação científica Valentine Santana da Cruz, estudante do primeiro ano do ensino médio (1º K).
Ainda durante sua fala, a docente apresentou o curso de Produção Cultural da UFPR, o qual, conforme explicou, tem foco em uma atuação cidadã, e é voltado a formação de estudantes em contato direto com fazedoras e fazedores de arte e cultura, como também com gestoras e gestores de produção cultural.
A atividade ocorreu no dia 14 de novembro.
Workshops com Nathalia Tedeschi, Antony Fedalto e Kunta Leonardo da Cruz no 5º Seminário e Mostra de Dança Dancep
Nos dias 24 e 25 deste mês tivemos os últimos Workshops integrando a formação continuada do nosso 5º Seminário e Mostra de Dança DANCEP. Os alunos e alunas do projeto puderam entrar em contato com diferentes modalidades que englobam o mundo da dança, como preparação física para bailarinos, com Nathalia Tedeschi, Waacking, com Antony Fedalto, e o estudo dentro da pesquisa de Kunta Leonardo da Cruz com o Workshop intitulado “Enraíze: corpo e memória entre an’danças”.
Workshops de Pilates, Dança A2 e Jazz fazem parte da continuidade do 5º Seminário e Mostra de Dança Dancep
Dando continuidade no 5º Seminário e Mostra de Dança Dancep, Ian Mickiewicz proporcionou uma experiência corporal explorando os benefícios da técnica do Pilates, no dia 17 de novembro. O workshop, intitulado "O que o Pilates faz por você", permitiu que os participantes se familiarizassem com essa técnica reconhecida por sua contribuição à consciência corporal. Além disso, no dia 18 de novembro, o Dancep recebeu Léo Taques e Petra Schuster, que conduziram workshops sobre Jazz e Dança A2. Os interessados puderam se inscrever através do site do Dancep para participar dessas oportunidades imperdíveis.
Workshop de Jazz Dance e Neo Jazz
No dia 11 de novembro, dando continuidade ao nosso 5º Seminário e Mostra de Dança DANCEP, recebemos os ilustres Fabio Bianchini e Jana Maria para ministrar mais um Workshop. Entrando em contato com diferentes vertentes do Jazz, nossos alunos e alunas aproveitaram essa oportunidade para conhecer melhor o Jazz Dance e o Neo Jazz.
Apresentações são de graça e público vai conferir o espetáculo que encantou o público na Europa.
Os caminhos que a arte pode levar são infinitos e incríveis. Assim foi a descoberta feita pelos alunos do Dancep, o grupo de dança do Colégio Estadual do Paraná. Eles acabaram de voltar de uma incrível jornada pela França, em um intercâmbio do projeto “Dancep pelo mundo” com o Lycée Eugène Delacroix, da cidade de Drancy.
Para o idealizador, coordenador e diretor artístico do Dancep, Fernando Nascimento, essa experiência é muito importante porque transforma a vida dos estudantes ao mostrar uma possibilidade real de ir além dos muros da escola, de suas próprias realidades sociais e fez o projeto crescer ainda mais. "O Dancep ganhou uma dimensão que ultrapassa a quantificação. Essa experiência transforma e mostra para os alunos que eles podem chegar onde quiserem", explica.
Para muitos deles, essa foi a primeira experiência fora do Brasil, o que tornou tudo ainda mais marcante. "O que eu reparei nos alunos é que ao ver todos os pontos turísticos e tradicionais da França, cada um deles chorava e se emocionava muito. Eles voaram dentro e fora do palco", destaca o diretor.
"Eu nunca imaginaria dançar em outro país. Tanto que ainda estou vivendo esse sonho. Vejo as fotos e vídeos e me pergunto se realmente estava lá. O intercâmbio cultural agregou e muito na nossa vida", conta a aluna Graziella de Moraes.
De volta ao Brasil, o Dancep preparou edições especiais do espetáculo "A Gente se Acostuma", para os curitibanos. A próxima apresentação é nesta sexta (27) às 20h30 no Guairinha.
A obra é retratada pelos bailarinos do grupo DANCEP e acontece em três horários diferentes
O Auditório Salvador de Ferrante, famoso Guairinha, recebe nesta quinta (26) e sexta-feira (27), o espetáculo “A gente se Acostuma”. A dança foi inspirada no livro “Eu sei, mas não devia”, da escritora Marina Colasanti e apresenta temáticas delicadas que estão presentes no nosso dia a dia como o preconceito, a corrupção e a fome.
A obra é retratada pelos bailarinos do Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (DANCEP), e foi dirigida pelo coordenador e arte-educador da turma, Fernando Nascimento.
As apresentações acontecem em três horários diferentes: às 10h30, às 16h e às 20h30. A entrada é gratuita e aberta ao público. Os lugares da plateia estão sujeitos à lotação máxima, então é recomendado chegar com uma hora de antecedência para garantir o ingresso e um assento.
O Dancep – Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná realiza nos dias 26 e 27 de outubro novas apresentações do aclamado espetáculo 'A gente se acostuma'.
Ao todo, serão seis sessões - às 10h30, 16h e 20h30, em cada uma das duas datas, todas no Guairinha.
Será a primeira temporada do grupo depois do intercâmbio realizado entre os dias 24 de setembro e 6 de outubro, na França.
Assim, a apresentação terá contornos dessa experiência adquirida recentemente - uma espécie de versão ‘On S'habitue' (tradução, para o francês, do título do espetáculo).
Desde 2011, o Dancep - Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná - aposta na criatividade, expressão e possibilidades da arte criada dentro da escola pública brasileira para criar diálogos entre os estudantes secundaristas e o mundo em que vivem, e vice-versa. Em 2023, o Dancep, num intercâmbio com o liceu francês Eugène Delacroix, da cidade francesa de Drancy, desenvolveu várias ações artístico-pedagógicas entre os estudantes franceses e os 22 brasileiros. Uma delas foi a apresentação do espetáculo “A Gente se Acostuma”, inspirado no texto da escritora Marina Colasanti, “Eu sei, mas não devia”.
Foi no teatro Lúcio Costa da Maison du Brésil, prédio tombado pela Unesco, desenhado por Le Corbusier e o arquiteto brasileiro, que os 22 jovens artistas do projeto Dancep se apresentaram para uma plateia internacional. "O objetivo é mostrar a Dança e a Arte feita dentro da escola pública brasileira para outras partes do mundo e trazer a vivências de outras realidades para estudantes que nem sempre possuem condições de passar por essa experiência", explica Fernando Nascimento, idealizador do projeto. A turnê na França durou de 25 de setembro a 6 de outubro, e os alunos secundaristas brasileiros passaram uma semana interagindo e se apresentando em Drancy [região parisiense de Seine-Saint-Denis], no Lycée Delacroix.
O aclamado espetáculo ‘A gente se acostuma’, do Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (Dancep), agora é conhecido também do público na França.
Como parte das atividades de intercâmbio de que os/as integrantes do grupo estão participando até esta sexta-feira, dia 6, no país europeu, o Dancep fez apresentações no Lycée Eugène Delacroix, na cidade de Drancy.
Também em frente à Torre Eiffel, em Paris.
Aliás, o título do espetáculo ganhou até uma tradução para o francês: ‘On S'habitue’.
Além das apresentações e outras atividades artístico-pedagógicas, o intercâmbio incluiu visitas ao Museu do Louvre e à sede da Unesco (a agência das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).
Essas e outras experiências estão sendo compartilhadas pela equipe do Dancep em seu perfil no Instagram. O grupo teve até um encontro inesperado, fruto das coincidências da vida: na porta do Louvre, estava lá a artista brasileira Nany People.
Confira lá: @dancep_oficial.
O Dancep embarcou para a França em 24 de setembro último. O intercâmbio está sendo custeado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, “com o objetivo de mostrar a dança e a arte feitas dentro da escola pública brasileira para outras partes do mundo e trazer a vivências de outras realidades para estudantes que nem sempre possuem condições de passar por essa experiência”, conforme assinala texto da Agência Estadual de Notícias.
Intercâmbio é com o Lycée Eugène Delacroix, onde haverá ações artístico-pedagógicas entre os estudantes. Iniciativa leva para fora do Brasil produção artística de alunos paranaenses e propõe troca cultural sobre questões da atualidade.
Integrantes do Dancep vão se apresentar na França até 6 de outubro
Workshop de Tambor de Crioula
Dando continuidade ao 5º Seminário e Mostra de Dança - DANCEP, no dia 16 de Setembro, aconteceu mais um Workshop de dança, tambor de Crioula, promovido pela ADA em parceria com o DANCEP. A oficina ministrada por Fernanda Gusso e Ângelo Passos aconteceu no patio do Colégio Estadual do Paraná
Workshop de Tambor de Crioula
Dando continuidade ao 5º Seminário e Mostra de Dança - DANCEP, no dia 16 de Setembro acontecerá mais um Workshop de dança promovido pela ADA em parceria com o DANCEP. A oficina será ministrada por Fernanda Gusso e Ângelo Passos. As inscrições estão abertas.
Dancep se apresenta : Maratona de Ideias Ideathon
O evento ocorreu dentro do Colégio Estadual do Paraná nesta manhã de quarta-feira (13 de setembro). O grupo apresentou um pequeno recorte do seu trabalho mais recente, o espetáculo A Gente se Acostuma (2019), emocionando e levando a dança feita dentro da escola pública para os presentes.
Estudantes se preparam para o projeto Paris 2023
Estudantes do Dancep utilizam o feriado para a preparação do projeto Paris 2023. Em meio a ensaios e produção para levar o espetáculo "A Gente se Acostuma" para o outro lado do Atlântico, ainda participaram do desfile da Independência, em 7 setembro representando o Colégio Estadual do Paraná.
Experimentos Urbanos : Nova modalidade no Dancep
Modalidade voltada para experimentar o diálogo das danças urbanas com outras danças! As vagas são abertas a estudantes do colégio e comunidade em geral. A inscrição será orientada pelas professoras no primeiro dia de aula.
A turma iniciará seus trabalhos no dia 05 de Setembro.
Dancep abre evento
A Escola de Gestão e Diretoria de Planejamento Escolar promoveu seu 2º Encontro Formativo. O evento ocorreu dentro do Colégio Estadual do Paraná e teve o DANCEP como abertura nesta manhã de quinta-feira (31 de agosto). O grupo apresentou um pequeno recorte do seu trabalho mais recente, o espetáculo A Gente se Acostuma (2019).
Como parte do Evento MC.Metaverso Brasil, a apresentação cultural do primeiro dia foi por conta do Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (DANCEP). Em parceria com a Associação ADA-DANCEP, o grupo deixou o evento mais emocionante. Contando com alunos e alunas do Colégio Estadual do Paraná - local que está sediando o evento -, a apresentação artística levou uma parte do Espetáculo A Gente se Acostuma para a apreciação do público.
Workshop de Bollywood
Dando continuidade ao 5º Seminário e Mostra de Dança - DANCEP, no dia 26 de agosto, aconteceu mais um Workshop de dança promovido pela ADA em parceria com o DANCEP. A oficina foi ministrada pela ilustre Miriam Lamas Baiak, que trouxe uma parte de sua vivência com o estilo Bollywood para dentro do Colégio Estadual do Paraná.
"A gente se acostuma" transcende os limites da dança contemporânea, voltando-se para as emoções e perspectivas dos estudantes. Com a união da expressão corporal e do texto "Eu sei, mas não devia", a performance não apenas tocou os espectadores, mas também os inspirou o olhar para a sociedade de maneira mais profunda e compassiva.
Workshop de Bollywood
Dando continuidade ao 5º Seminário e Mostra de Dança - DANCEP, no dia 26 de agosto acontecerá mais um Workshop de dança promovido pela ADA em parceria com o DANCEP. A oficina será ministrada pela ilustre Miriam Lamas Baiak, que trará uma parte de sua vivência com o estilo Bollywood para dentro do Colégio Estadual do Paraná.
Com o nome A Gente se Acostuma, temas como a garantia de direitos, perspectiva de vida sem violência e sonhos foram abordados de forma lúdica, pelo grupo Dancep, do Colégio Estadual do Paraná.
O Festival de Dança de Joinville, chegou em 2023 à 40ª edição – realizada entre os dias 19 e 29 de julho últimos. E o Dancep (Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná), que tem como coreógrafo, o talentoso Fernando Nascimento, não só se apresentou ao público, como voltou da cidade catarinense com elogios, reconhecimentos e o segundo lugar no Festival da Sapatilha, um dos segmentos do evento.
No dia 23 de Julho, com a coreografia "A gente se acostuma" do coreógrafo Fernando Nascimento, o grupo recebeu a premiação de 2º lugar na categoria Dança Contemporânea, no festival de feira da sapatilha.
O Festival de Dança de Joinville, tido como o mais importante do Brasil em sua área e o maior do mundo (segundo o Guinness Book), chegou em 2023 à 40ª edição – realizada entre os dias 19 e 29 de julho últimos.
O Festival de Dança de Joinville, tido como o mais importante do Brasil em sua área e o maior do mundo (segundo o Guinness Book), chegou em 2023 à 40ª edição – realizada entre os dias 19 e 29 de julho últimos.
E o Dancep (Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná) não só se apresentou ao público, como voltou da cidade catarinense com elogios, reconhecimentos e uma premiação na bagagem.
O Dancep obteve o segundo lugar no Festival da Sapatilha, um dos segmentos do evento. A riqueza estética e artística, combinada à contundente reflexão que as coreografias do grupo do CEP promovem, chamou a atenção de espectadores, especialistas e demais companhias de dança do evento.
“A dança que existe no Dancep é muito mais do que meros movimentos coreografados. Ela carrega consigo qualidade, significado e autenticidade de pessoas reais, refletindo as nossas histórias e emoções”, ressalta a professora e bailarina Carolline Ribas.
Como parte das ações do 5º Seminário e Mostra de Dança do Dancep, os/as participantes do evento poderão inscrever seus trabalhos para uma edição especial da Paideia, a revista de Sociologia e Filosofia do Colégio Estadual do Paraná.
O período de submissão dos resumos fica aberto até 21 de agosto.
“Os trabalhos submetidos deverão apresentar pesquisas ou relatos de experiências, concluídas ou em andamento, em consonância com os tópicos propostos pelo evento”, informa texto de divulgação do recebimento dos resumos.
Ainda segundo o texto, o resumo deve ser informativo.
“Na primeira frase deve constar o assunto, na sequência, o(s) objetivo(s) do estudo, a metodologia adotada na pesquisa, os resultados e as considerações finais (conclusão)”.
Intervenções artísticas, debates, workshops e dança, muita dança. Com o lema “Vozes de mulheres na e da arte”, ocorre entre os dias 19 e 24 de junho o 5° Seminário e Mostra de Dança Dancep.
As atividades ocorrem aqui no Colégio Estadual do Paraná. A abertura será com um workshop, de Jazz Lyrical, com Júlia Meirelles.
A programação é ampla, diversa e intensa.
Envolve temas como corpo e estética na dança, a autoria feminina em dramaturgia, direção e pesquisa, a atuação de mulheres na produção de eventos e empreendedorismo na dança – afroempreendedorismo, inclusive. Ainda, discussões sobre combate ao assédio, sobre maternidade e educação.
E muito, muito mais.
Estão abertas a escolas, grupos e artistas independentes as inscrições para o 5° Seminário e Mostra de Dança Dancep 2023.
Com o título “Vozes de mulheres na e da arte”, o evento - que inclui programação de mesas de debates e workshops - vai ocorrer nos dias 22 e 23 de junho, no Colégio Estadual do Paraná.
As inscrições, lançadas em 20 de maio, ficam abertas até dia 10 de junho.
Convocação para Reunião: Aprovados para o 40° Festival de Dança de Joinville
Para tratar de todos os detalhes referentes à viagem para Joinville, convocamos oficialmente os seguintes estudantes e seus responsáveis legais para uma reunião que ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 22 de maio de 2023, às 19h30. A reunião será realizada no Colégio Estadual do Paraná.
A presença de todos os estudantes e seus responsáveis legais é obrigatória nessa reunião, pois a oficialização da participação na viagem dependerá da presença de cada um de vocês.
Reforçamos que essa lista de estudantes não é final, e outros alunos poderão ser convocados posteriormente. No entanto, a presença nesta reunião é fundamental para garantir a participação de cada um no 40° Festival de Dança de Joinville.
Estamos animados com essa conquista e esperamos contar com a presença de todos na reunião.
Aprovados para o 40° Festival de Dança de Joinville
O Dancep tem o prazer de anunciar que fomos aprovadas para o 40° Festival de Dança de Joinville. Nossas coreografias foram selecionadas para o festival da Sapatilha. Parabéns aos nossos estudantes por todo o esforço e dedicação!
Nos vemos em julho em Joinville!
O criador do grupo de dança do Colégio Estadual do Paraná mostra como a arte pode transformar trajetórias e ensinar até mesmo o professor.